BrasilDestaquesEconomia

Energia solar: saiba qual a diferença entre térmica e fotovoltaica

Compartilhar

Conforme aumenta a demanda por fontes de energia, o sol ganha protagonismo como fonte energética limpa e sustentável. Os grandes painéis de captação de irradiação solar, que se tornam cada vez mais presentes, representam uma forma de geração conhecida por fotovoltaica. Existem também outras formas de energia solar, como a térmica, utilizada para sistemas de aquecimento e de resfriamento. 

As duas formas de produção de energia apresentam diferentes maneiras de captação da irradiação solar, de investimento, de usos e de aplicação. Conhecer cada uma delas permite fazer a escolha adequada de acordo com a necessidade e os recursos disponíveis.

Energia fotovoltaica

O sistema fotovoltaico utiliza um conjunto de placas solares, inversor solar, cabos, conectores e uma estrutura que acomoda as placas para gerar energia. As placas fotovoltaicas convertem a irradiação solar captada em energia elétrica. Podem ser conectadas diretamente ao sistema de distribuição da concessionária de energia elétrica (sistema on grid) ou integradas a um sistema com baterias, onde o produto energético pode ser armazenado (sistema off grid). 

Existe ainda um outro sistema, mais complexo e geralmente utilizado em processos industriais, a energia heliotérmica, no qual a energia do sol é acumulada em um único ponto receptor, geralmente constituído por espelhos concentradores localizados em uma alta torre e que produz energia mecânica e elétrica. O funcionamento é parecido com o de uma usina termoelétrica, que gera energia por meio da queima de combustíveis orgânicos (bagaços, gás natural, carvão vegetal), aquecendo uma grande quantidade de água e gerando quantidade de vapor suficiente para mover turbinas. 

Energia térmica

O aquecimento de água, para uso doméstico em casas ou prédios, comércio ou indústrias, não exige a produção direta de energia elétrica. Em residências, esses sistemas também são conhecidos como boilers, que reduzem o custo financeiro de aquecer a água do banho. Em processos industriais, são utilizados para a produção de vinhos, que demanda aquecimento e arrefecimento de água; fábricas de açúcar, onde os processos de ebulição e cristalização dependem diretamente do calor e da água em altas temperaturas; sistemas de refrigeração, com tanques e trocadores de calor e diversos outros.

O sistema de aquecimento solar utiliza painéis do tipo coletor solar térmico para coletar a energia térmica da radiação solar e transferir para a água que, assim aquecida, será armazenada em um reservatório térmico capaz de manter a temperatura até o momento da utilização. Estes painéis são geralmente fabricados em cores escuras, o que aumenta a absorção do calor. 

Ao contrário dos painéis de energia fotovoltaica, as placas coletoras com a finalidade de gerar energia térmica são fabricadas em cobre ou alumínio, que são ótimos condutores de corrente. O tamanho do reservatório e a área de coletores solares térmicos (placas solares de aquecimento) variam de acordo com a quantidade de água que se pretende aquecer.

Diferenças entre térmica e fotovoltaica:

– A fotovoltaica tem como produto a energia elétrica. Já a térmica gera calor, que pode contribuir em processos de aquecimento e refrigeração;

– Os custos iniciais de um sistema para aquecimento térmico são menores se comparados a um sistema fotovoltaico, considerado o elevado custo do inversor solar e das placas fotovoltaicas;

– O kit de captação solar, quando bem instalado e limpo com frequência, tem uma vida útil muito longa, podendo alcançar mais de 35 anos, sendo assim superior à vida útil de um sistema fotovoltaico;

Em paralelo com essas diferenças, ambos os sistemas apresentam como semelhanças promover transformação socioeconômica, valorizar a empresa por manifestar sua preocupação ambiental e reduzir os custos na obtenção de energia elétrica.

Implementar a energia do sol como gerador de energia é um ótimo negócio para a sustentabilidade global e, em especial, para a lucratividade de sua empresa!

Faça o dowload desses artigos e saiba mais sobre captação de energia solar: Como projetar e instalar sistema de aquecimento solar para uso em instalações hidráulicas residenciais 

Aquecedor solar para o programa Minha Casa, Minha Vida  

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *