BrasilCampo grandeDestaques

Governador do PT que diz que lidera “pacto federativo” foi alvo da PF por desvios de R$ 50 Mi da Educação

Compartilhar

Governador Wellington Dias (PT) que omanda o fórum dos gestores estaduais. Dias quer criação de um “pacto nacional” com medidas restritivas e preventivas que ajudem a atenuar o pico da pandemia de Covid-19 registrado nas últimas semanas. Segundo o Governador Petista já tem 20 governadores unidos.

Até as 21h deste domingo, ainda não haviam aderido ao “pacto”:

  • o governador do Acre, Gladson Cameli (PP);
  • o governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB);
  • o governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha (PSL);
  • o governador de Roraima, Antonio Denarium (PSL);
  • o governador de Tocantins, Mauro Carlesse (DEM).

Em tempo…

A casa do governador do Piauí, Wellington Dias (PT), e o gabinete de sua esposa, a deputada federal Rejane Ribeiro de Sousa Dias (PT-PI) são alvos de buscas da Polícia Federal há exatamente 6 9 meses atrás. A suspeita é que houve desvios de recursos da Educação do Piauí por meio de pagamentos superfaturados em contratos de transporte escolar.

A Operação Topique, feita em parceria com a Controladoria-Geral da União e o Ministério Público Federal, cumpriu 12 mandados de busca e apreensão em Teresina (PI) e em Brasília (DF). As ordens foram expedidas pela Justiça Federal no Piauí.

De acordo com a PF, a ação de é uma continuação das investigações das operações Topique e Satélites, de agosto de 2018 e setembro de 2019. Naquela ocasião, foram investigados crimes de organização criminosa, corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e crimes de licitação, praticados no âmbito da Secretaria de Educação do Estado do Piauí.

Segundo as investigações, entre os anos de 2015 e 2016, agentes públicos da cúpula administrativa da Secretaria de Educação se associaram a empresários do setor de locação de veículos para o desvio de, no mínimo, R$ 50 milhões de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e do PNATE (Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar).

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *