BrasilDestaques

Gilmar Mendes anula provas de operação da PF contra governador de Alagoas

Compartilhar

Em decisão nesta sexta-feira (4), o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou todas as provas e medidas cautelares que resultaram da operação contra o governador de Alagoas, Paulo Dantas, feita em 11 de outubro do ano passado.

Como argumento, o magistrado afirma que a legislação proíbe que um candidato às eleições seja alvo de medidas cautelares nos 15 dias que antecedem o primeiro turno. Ele ainda considera a ação contra Dantas “espetaculosa” e “sensacionalista” e disse que ela visava desequilibrar as eleições.

A PF fez diligências em endereços ligados ao governador, sob a suspeita de que ele estaria envolvido em um esquema de “rachadona” que teria desviado R$ 54 milhões na Assembleia Legislativa do estado.

Dantas chegou a ser afastado de seu cargo, enquanto disputava reeleição, por ordem do Superior Tribunal de Justiça. Entretanto, o STF suspendeu o afastamento 13 dias depois.

O governador foi eleito no segundo turno, com apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da família Calheiros. Ele alega que a operação contra ele foi de uso político.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *