Destaques

Cafetão permanece preso e Marcos Trad deve prestar depoimento nos próximos dias

Compartilhar

O ex-prefeito e candidato ao governo do Estado pelo PSD, Marquinhos Trad, pode ser ouvido nós próximos dias, conforme informações que chegaram até O Estado. Já o inquérito policial que investiga os supostos crimes contra a dignidade sexual cometidos por ele deve ser concluído até o próximo dia 18, quando completará dois meses de investigação.

 “Talvez seja finalizado até o dia 18, caso consiga guardar todas as diligências”, afirmou a delegada responsável pelo caso, Maira Pacheco. Marquinhos Trad está sendo investigado pelos crimes de assédio sexual, estupro, tentativa de estupro, favorecimento à prostituição e importunação sexual. O ex-prefeito chegou a admitir ao site nacional Metrópoles que manteve relações extraconjugais com duas mulheres que o acusam, mas que teria sido de forma consensual e fora da prefeitura.

Ex-servidor da prefeitura de Campo Grande é preso em investigação

O ex-servidor comissionado da prefeitura de Campo Grande Victor Hugo Nogueira Ribeiro da Silva, de 36 anos, foi alvo de um mandado de prisão preventiva. O alvo foi preso pelos crimes de coação no curso do processo, corrupção ativa de testemunhas e favorecimento a prostituição.

A determinação da juíza May Melke do Amaral atende o pedido da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) e faz parte das investigações de supostos crimes sexuais envolvendo o candidato ao governo de Mato Grosso do Sul, Marquinhos Trad (PSD).

A delegada do caso, Maira Machado, confirmou a prisão, mas não deu detalhes. Também foi feita operação de busca e apreensão na casa de Victor e em um lava a jato, no bairro Vilas Boas. Conforme a decisão judicial, devem ser recolhidos desde celular e computadores até correspondências que possam colaborar com a apuração policial. Não há detalhamentos das suspeitas que pesam contra o ex-comissionado.

Victor Hugo já teve passagem por várias secretárias municipais desde 2017, quando começou a gestão de Marquinhos Trad. Em janeiro do ano passado, a lotação do homem preso era no gabinete do prefeito. Em julho ele foi exonerado.

CASO ANTIGO

Em 2018, a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul já havia recebido uma denúncia de assédio contra o então prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD). Na época, a vítima do suposto ataque sexual foi uma estudante que atuava como mirim, então com 17 anos.

A denúncia foi feita na Depca (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) em fevereiro de 2018, um dia após a adolescente relatar o fato à mãe. Ela teria sido beijada pelo então prefeito com um selinho, após ele pedir a ela um beijo na bochecha.

A vítima estava em casa quando policiais civis chegaram, relatando terem recebido a denúncia anônima. Naquele dia, teve início apuração do caso de suposto assédio sexual, com aumento de pena se a vítima é menor de 18 anos.

Segundo os registros policiais aos quais a reportagem teve acesso, no momento em que o boletim de ocorrência era elaborado, o então secretário de Governo de Marquinhos na Prefeitura, Antônio Cézar Lacerda Alves, atual presidente municipal do PSD, teria ido até a delegacia, supostamente para tentar coagir a vítima.

Um investigador o retirou do local. Mesmo assim, no depoimento feito pela mãe da jovem, ela afirmou que não queria prosseguir com a denúncia, para não ser perturbada ou perseguida pelo prefeito e seus assessores.

Ainda em fevereiro de 2018, o inquérito foi remetido ao TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). A princípio, não houve denúncia sobre o caso.

Meses depois, já em setembro de 2018, a jovem foi nomeada para um cargo comissionado, em decreto assinado por Marquinhos Trad.

Em 2019, a vítima foi remanejada, justamente para o gabinete de Lacerda, que teria ido até a Depca ao saber que a vítima e sua mãe prestavam queixa.

1 DAS 16 DENÚNCIAS

Vale lembrar que o caso ganhou repercussão nacional, justamente depois que o Metrópoles soltou a informação de que o ex-prefeito estava sendo investigado por assédio sexual, no dia 20 de julho. Inclusive, três dias depois, o portal trouxe outra matéria com trechos de uma conversa de WhastApp entre uma das denunciantes e o ex-prefeito datada dos dias 11 e 12 de maio de 2020 e que inclusive faz parte da investigação da Polícia Civil.

Segundo as mensagens o ex-prefeito, supostamente, teria encontrado a mulher na prefeitura. Na manhã do dia 12, a mulher comunicou a Marquinhos Trad que estava a caminho da prefeitura e questiona se o encontro ocorreria no 2º andar. A informação que foi confirmada pelo candidato ao governo do Estado. Duas horas depois, a denunciante inicia nova conversa na rede social indicando que teria aprovado o encontro, assim como Marquinhos.

Ainda conforme o Metrópoles, a mulher reforçou à polícia que manteve relação sexual consentida em um banheiro do gabinete do então prefeito. Ela procurou a Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) afirmando que, após o fim da relação extraconjugal, quando ela já estava casada com outro homem, Trad tentou beijá-la à força, em episódio que teria ocorrido em junho deste ano.

Inclusive, diante dos relatos das mulheres que denunciaram o ex-prefeito, no dia 9 de agosto foi realizada uma diligência na Prefeitura Municipal de Campo Grande. No local foi feito o reconhecimento dos possíveis espaços onde os crimes de assédio sexual supostamente eram cometidos, além do cumprimento de um mandado de busca e apreensão que culminou com o recolhimento de dois computadores da recepção do gabinete no Paço Municipal para perícia.

Resultado perícia

Sobre a prisão do ex-servidor municipal, este inquérito, que também segue em segredo de justiça, deve ser finalizado ainda nesta semana. Segundo informações, está sendo aguardado apenas o resultado da perícia que está sendo realizada no seu aparelho celular. Ele é acusado de coação no curso do processo, corrupção ativa de testemunhas e favorecimento à prostituição.

O suspeito foi preso no dia 31 de agosto por policiais da Deam que cumpriram o mandado de prisão preventiva. Outros mandados de busca e apreensão também foram cumpridos no mesmo dia em dois imóveis, sendo um comercial e o outro onde foi constatado que funcionava uma casa de prostituição. Nas diligências foram apreendidos diversos objetos que guardam relação com os crimes mencionados. Vale lembrar ainda que ele passou por audiência de custódia no dia 1º e teve a prisão preventiva mantida, sendo transferido para um presídio.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *