Campo grandeDestaques

Vereador Professor Juari defende professores e quer cumprimento da lei do piso

Compartilhar

Nesta semana, a categoria dos professores de Campo Grande/MS foi surpreendida com a possibilidade do não cumprimento do acordo de reajuste parcelado, firmado em março de 2022, entre a Prefeitura e o Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP). A repercussão foi imediata e a categoria mobilizou-se para reverter a situação.

O vereador Professor Juari, defensor dos profissionais da educação e do cumprimento integral do piso nacional do magistério, manifestou-se com preocupação sobre o caso: “Não abro mão do cumprimento do acordo realizado entre a ACP e o Executivo Municipal. É lei e tem que ser cumprida. Vamos abrir um canal de diálogo da categoria com a Prefeitura. As vidas de milhares de professores não podem ser afetadas por equívocos cometidos pela gestão”.

Caso o acordo não seja cumprido, a parcela do aumento do piso prevista para novembro, de 10,39%, e a parcela prevista para dezembro, de 4,7891%, não seriam pagas e os escalonamentos previstos para os anos de 2023 e 2024 correm risco de não serem efetivados.

Na sessão legislativa de quinta-feira (24), Professor Juari comentou sobre o caso: “Anos atrás a remuneração dos professores do município era maior que a do estado. Hoje observamos uma inversão. O professor efetivo que atua na rede estadual recebe um salário maior atualmente. É importante também destacar o compromisso do nosso futuro Governador Eduardo Riedel para equiparar os vencimentos de professores convocados e efetivos”.

O vereador Juari, Presidente da Comissão de Educação da Câmara, destaca que em nenhum momento a Comissão foi convidada pelo Executivo e pela ACP para participar da negociação. Mesmo assim, Juari fez questão de participar das assembleias da ACP e das manifestações, deixando claro que está ao lado dos professores.

Além desta pauta, o parlamentar vai solicitar posição do Executivo sobre a situação dos Assistentes Educacionais Inclusivos (AEIs) e a questão da remuneração que foi acordada com esta categoria.

Nas próximas semanas estão agendados encontros da ACP com a Prefeitura visando restabelecer o cumprimento da lei do piso. A Comissão de Educação e Desporto da Câmara Municipal também acompanhará o caso.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *