Campo grandeDestaques

Professor Juari promove debates sobre a Valorização da Mulher

Compartilhar

Em 08 de março celebra-se o Dia Internacional da Mulher, data que rendemos homenagens a todas as mulheres que lutaram por respeito e igualdade.

Foi justamente pensando no verdadeiro sentido dessa data que o Vereador Professor Juari promoveu nos últimos dias debates sobre empoderamento e valorização da mulher em nossa sociedade.

Os eventos começaram ainda no último fim de semana, com a visita do Vereador ao Instituto Mãos Voluntárias e na Instituição MAGMA, acompanhado também da psicanalista Viviane Vaz, profissional cujo trabalho de apoio a mulheres vítimas de violência é reconhecido nacionalmente.

Nas rodas de conversa, mulheres do Bairro São Conrado e do Paulo Coelho Machado puderam discutir sobre o desrespeito diário vivido em uma sociedade ainda machista. Com ajuda da psicanalista, entenderam que a culpa de crimes de violência contra a mulher são uma consequência cultural e não das vítimas.

Na segunda-feira, véspera do Dia Internacional das Mulheres, foi a vez de visitar a Casa da Mulher Brasileira. Inaugurada em fevereiro de 2015, foi o primeiro local do Brasil pensado para acolher integralmente mulheres em situação de violência.

Em um único endereço, as mulheres recebem atendimento humanizado e especializado para diversos tipos de violência, desde a triagem, apoio psicossocial, delegacia, juizado, Ministério Público, Defensoria Pública, promoção de autonomia econômica e cuidado com as crianças. “A Casa da Mulher Brasileira confirma o pioneirismo de Mato Grosso do Sul nas políticas públicas no enfrentamento a violência contra as mulheres”, enfatiza Professor Juari.

Segundo dados da SEJUSP/MS, nos três primeiros meses do ano, dez mulheres foram vítimas de feminicídio em Mato Grosso do Sul. Os altos índices também aparecem nas denúncias de agressões e ameaças.

“O que eu aprendi nessa visita à Casa da Mulher Brasileira é que a mulher sul-mato-grossense tem mais consciência, ela faz a denúncia. Então não é que Mato Grosso do Sul é mais violento, é que o ambiente se tornou mais favorável ao encaminhamento de denúncias”, contou o Vereador.

É papel do Vereador trabalhar para viabilizar políticas públicas que atendam à população em todas as suas demandas. Destaca-se que a luta pela valorização das mulheres é uma das bandeiras do parlamentar: “Nossa Carta Magna traz a dignidade da pessoa humana como fundamento de nossa República. E vamos trabalhar para responder aos anseios da mulher sul-mato-grossense. Os projetos de iniciativa públicos e privados de combate à violência contra a mulher devem ser incentivados cada dia mais, assim como a participação efetiva das mulheres na política, ocupando espaços de poder”, reafirma Professor Juari.

Os eventos de conscientização à data continuaram ao longo da semana com uma live e também com entrevistas e publicações alusivas ao tema. Trata-se de demonstração de que o Vereador Professor Juari continua apoiando sempre esforços pela valorização e respeito das mulheres.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *