Campo grandeDestaques

Em 4 meses, apenas 1.823 mil campo-grandenses tomaram 4ª dose da vacina contra covid

Compartilhar

A aplicação da segunda dose de reforço contra a Covid-19, a 4ª dose, em novos grupos avança de forma tímida em Campo Grande. A vacinação para a idade de 35 anos foi liberada em 21 de julho e foi decrescendo até 18 anos ou mais a partir do dia 28 de novembro. 

Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), em quatro meses, apenas 1.823 campo-grandenses nessa faixa etária foram vacinados com a quarta dose. 

“A procura vem ocorrendo de forma tímida, no entanto dentro do esperado considerando que, sobretudo para a quarta dose, a adesão foi menor para todos os públicos”, informou em nota a Sesau.

Já em Mato Grosso do Sul, a aplicação da segunda dose de reforço não avançou e permanece na faixa etária de 35 anos ou mais.

Vale lembrar que a segunda dose de reforço contra a Covid-19 corresponde à quarta dose, exceto para os imunizados com Janssen que recebem a terceira vacina. 

Imunização de crianças também é baixa

O governo estadual distribuiu 1.020 doses da Pfizer Baby aos municípios, parte do primeiro lote de 15 mil vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, em 11 de novembro. 

Das pouco mais de mil doses, até hoje apenas 328 crianças de seis meses a dois anos com ou sem comorbidades receberam a primeira dose, o que representa 32,15% dos imunizantes utilizados em quase um mês. 

De acordo com a SES (Secretaria Estadual de Saúde), a aplicação das vacinas será definida pelas secretarias municipais de saúde. O Estado possui 105.998 crianças nessa faixa etária com ou sem comorbidades. 

A Pfizer Baby é recomendada para crianças com comorbidades, mas alguns municípios têm aberto a xepa de imunização a fim de evitar o estrago de frascos abertos. 

O esquema de vacinação primário da faixa etária de seis meses a dois anos, 11 meses e 29 dias será composto por três doses. 

A D1 e D2 devem ser aplicadas no intervalo de quatro semanas entre a primeira e a segunda dose. A terceira aplicação deve ser feita após oito semanas da administração da segunda dose. 

O restante dos imunizantes recebidos pelo governo estadual serão enviados aos municípios conforme o avanço da campanha. 

Desse total de 328 aplicações para a faixa etária de seis meses a dois anos de idade, 127 crianças são de Campo Grande, 38,71% do total. 

Onde se vacinar?

A Sesau, em Campo Grande, mantém mais de 50 pontos de vacinação em Campo Grande. 

Além disso, são realizadas imunizações extramuro em shoppings e locais de grande circulação, além da chamada busca ativa para ampliar o acesso e a cobertura vacinal.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *