BrasilDestaquesPolicial

Urgente: Operação Fumus da PF mira bicheiros e donos de escola de samba no Rio

Compartilhar

Polícia Federal (PF) e o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado, do Ministério Público do Rio de Janeiro (Gaeco/MPRJ), iniciaram nesta quinta-feira (24) a Operação Fumus, contra uma quadrilha que impôs um monopólio na venda de cigarros no RJ.

São 34 mandados de prisão e 75 de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

A força-tarefa afirma que o grupo, chamado Banca da Grande Rio, compra maços de C-One, da Companhia Sulamericana de Tabacos, e obriga pequenos e médios comerciantes em praticamente todo o RJ a vender apenas essa marca.

Principais alvos da operação conjunta, os irmãos Adilson Oliveira Coutinho Filho, o Adilsinho, e Cláudio Nunes Coutinho são primos de Hélio Ribeiro de Oliveira, o Helinho, presidente de honra da escola de samba Acadêmicos do Grande Rio.

O MPRJ afirma que a organização criminosa tem fiscais e seguranças a fim de ameaçar ou roubar comerciantes que vendem outros maços ou descumprem a tabela de preços.

Os alvos responderão por organização criminosa, extorsão, roubo, corrupção, lavagem de dinheiro e crimes tributários.

De acordo com as investigações, o rendimento mensal do grupo é estimado em R$ 1,5 milhão por mês

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *