BrasilDestaques

Narcoestado: Comando Vermelho ameaça jovem que denunciou MST e governador do Ceará

Compartilhar

No estado do Ceará, o grupo criminoso Comando Vermelho, que controla presídios, e a facção Guardiões do Estado (GDE), passaram a coagir o líder local do Movimento Brasil Líder (MBL), Pedro Arthur, a parar de denunciar a leniência do governador Elmano de Freitas (PT), diante do avanço do crime organizado, e a influência do Movimento Sem Terra (MST) em comunidades carentes.

“Não estou querendo supor nem inferir nada. Apenas acho muito estranho que uma facção criminosa se importe tanto assim com a honra de um governador”, disse o jovem ao Diário do Poder.

Após perguntar ao governador petista porque o governo federal cortou verbas direcionadas ao enfrentamento das facções, Pedro Arthur diz que foi agredido pela segurança de Elmano. Em seguida, uma mulher, integrante de sua equipe recebeu uma ligação do grupo GDE e foi ameaçada de ser retirada de casa, junto dos filhos. “Ela mora em um território que é dominado por uma facção como a maioria dos bairros aqui do Ceará”, explicou o jovem.

O segundo caso de ameaça ocorreu diretamente a um jornalista que repercutiu denúncias feitas por Pedro Arthur, “forçando-o a apagar um vídeo relacionado a mim”.

Pedro Arthur diz que tomou todas as providencias para garantir sua segurança e de sua equipe, mas não deu detalhes dos procedimentos instaurados. “Só quem já foi perseguido por esses grupos sabe o que é o medo de ser encontrado por qualquer deslize”, acrescentou. 

Veja o vídeo: https://www.instagram.com/reel/C1C1gKfRvYn/?utm_source=ig_web_copy_link

Perguntado sobre suposta infiltração das organizações criminosas na política, Arthur afirmou que “isso ocorre de diversas formas aqui no Nordeste. As facções se preocupam em eleger aqueles que lhes são favoráveis, seja através da compra de votos ou através do medo puro e simples”.

Ainda segundo o membro do MBL no estado do Ceará, a influência das facções “também pode ser sentida por algumas das lideranças comunitárias presentes em territórios dominados por eles [facções]. De acordo com Pedro Arthur, nesses territórios ‘o que vale é a lei do crime”. 

“Eles estão presentes desde o processo eleitoral, onde indicam políticos, têm relações com a compra de votos, permitem durante a campanha quem pode ou não fazer campanha em determinado bairro”, completou.

Veja mais: https://www.instagram.com/p/C1Acv1eAGxl/?utm_source=ig_embed&ig_rid=66577263-3a2d-4939-9c96-8406ea588764

Pré-candidato a vereador, na capital do estado, Fortaleza, Arthur considera que “o crime organizado no Brasil já faz parte das entranhas da política e da vida do cidadão, principalmente do mais pobre. O Nordeste está vivendo uma situação de calamidade”.

Ele chama atenção para a relação entre a presença das facções e a eleição de ‘governos do PT em determinados locais. “O atual governo, que curiosamente e majoritariamente o mais votado em territórios faccionados, vota em projetos que diminuem as penas contra a criminalidade”.

E acrescentou: “O Ministro da Justiça, que hoje é do STF, recebeu de portas abertas a dama do Tráfico, uma líder do CV, com os braços abertos na casa da justiça brasileira”.

Sobre o impasse da segurança pública no estado Ceará, ele cobrou: “Quando o governador não dobra a aposta com relação às facções, não toma as medidas ativas para combater o seu crescimento e a sua atuação (e com isso nem estou falando somente de ações policias, mas também de medidas para tirar as pessoas da posição de vulnerabilidade), as facções tem um caminho praticamente livre para crescer e se multiplicar no nosso estado”. 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *