Campo grandeDestaquesPolicialPolítica

DRACCO apreende aeronaves com manutenções irregulares no interior de MS

Compartilhar

O Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado –DRACCO desencadeou durante a semana mais uma fase da pioneira OPERAÇÃO ICARO,  voltada a repressão qualificada de crimes aeronáuticos e investigação de sinistros Aéreos, Denominada OPERAÇÃO ICARO fase ARCANJOS, a operação policial.

Contou com apoio de equipe de servidores da ANAC, desencadeada pelo interior do Estado, onde foi cumprido mandado de busca e apreensão em setor de Hélices de uma oficina aeronáutica na cidade de São Gabriel do Oeste MS.

Com fase simultânea desencadeado em oficina localizado na cidade de SÃO GABRIEL e no Rio Grande do Sul. Após cumprimento da medida cautelar, a operação teve sua continuidade com deslocamento até a cidade de AQUIDAUANA MS, onde foram suspensas e apreendidas criminalmente  por irregularidades que atentavam a segurança de vôo alem de outros crimes correlatos, duas aeronaves, uma delas que estava com bateria veicular instalada na aeronave de instrução e outra com tanque de combustível extraído sem registros de que fora feita por profissional habilitado.

Ainda foi apreendida uma outra aeronave que é usada para instrução no aeroclube de AQUIDAUANA MS em uma oficina nesta capital, visto que encontra se, dentre outras irregularidades constatadas pela Anac e equipe policial e pericial do DRACCO, a utilização de bateria veicular em aeronaves. Durante a operação, a equipe DRACCO necessitou ainda interromper o planejamento inicial para atendimento de acidente aeronáutico na data de 03/09/2020 ocorrido nas proximidades da cabeceira da pista do aeroporto Santa Maria, onde aeronave com dois ocupantes e carga com destino a fazenda na região de Corumbá MS acabou sinistrada logo após a decolagem, restando  danos de grande monta na aeronave mas com passageiros sem lesões.

Os trabalhos estão sendo efetivados até a data de hoje pela equipe especializada ICARO do DRACCO que acompanha na manhã de hoje as análises do CENIPA a cargo do SERIPA VI,  á  equipe DRACCO dara andamento nas apurações de competência de Polícia Judiciária.

Em São Gabriel do Oeste foi localizado uma aeronave com documentação adulterada e índicos de manutenção irregular, ao todo 04 aeronaves foram apreendidas na operação. 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *