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Defensor da Infância, Vereador Professor Juari propõe a criação de uma Brinquedoteca Pública Municipal

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Cumprindo o seu papel de agente político e representante da sociedade, e por entender que o Brincar é o principal veículo para o desenvolvimento infantil,  o Vereador Professor Juari protocolou projeto de lei que dispõe sobre a criação de uma Brinquedoteca Pública Municipal.

Trata-se de uma proposta inovadora, pois Campo Grande precisa se tornar uma cidade que verdadeiramente se preocupa com a infância. “Quando as crianças brincam, elas estão desenvolvendo habilidades de forma integral”,  afirma o vereador.

O direito ao brincar é importante para o desenvolvimento das crianças, mas ainda não exercido plenamente por todas elas. Sabemos que com o uso da tecnologia, ocupação do tempo livre das crianças, mudanças nos ambientes em que vivem, sejam por quaisquer tipos de violências, privações, falta de tempo dos responsáveis, as crianças ficam cada vez mais represadas e estão sofrendo com restrições em seu direito de brincar. Logo, o direito ao brincar ressalta a valorização da infância e como é importante garantir desse processo.

“É dever do Estado e de toda a sociedade garantir o direito ao brincar e a brincadeira. Portanto, torna-se fundamental dispor de um ambiente propício para este fim, pois é especificamente nesta fase, quando a criança está em processo de desenvolvimento, que são trabalhados estímulos para suas habilidades motoras e sensoriais”, afirma Professor Juari.

Por tratar-se de um espaço destinado à atividade lúdica para atendimento às crianças,  auxiliando no desenvolvimento destas em sua plenitude, a brinquedoteca oferecerá experiências que possam favorecer encontros,  superar ansiedade e medos, pois elas experimentam novas ideias e fazem conexões com suas experiências anteriores. Nas brincadeiras, as crianças tomam suas próprias decisões e começam a fazer conexões entre suas escolhas e as consequências destas.

Compreender o mundo e brincar oferece oportunidades para que regulem seus sentimentos, lidem com a frustração e se relacionem com os outros.

De acordo com Kishimoto (2010, p. 12): “desse modo, a brinquedoteca tem a possibilidade de ser um espaço para a criança produzir e reproduzir o mundo de forma ativa, estabelecendo por meio de diversos processos os diálogos com o seu mundo e com as relações sociais, como, por exemplo, as relações de gênero que se constituem neste espaço.”

Faz-se necessário refletir sobre a ideia da criação de uma brinquedoteca pública, visto que além do atendimento a um grande número de crianças, auxiliaria os cursos de graduação no aprimoramento de estudos e pesquisas relacionadas à importância do brincar e à necessidade do espaço lúdico para o desenvolvimento da infância.

 “A Brinquedoteca Municipal mostra-se necessária diante da possibilidade de tornar-se um chamariz para resgatar o direito de brincar e a importância da infância. Locais como o Centro de Belas Artes, o Parque das Nações Indígenas e o Horto Florestal, na região central, são exemplos de onde a brinquedoteca poderia ser instalada, de modo a facilitar o acesso da população”, destaca o Vereador.

A proposta segue para análise jurídica da Casa de Leis e das comissões, que darão seus pareceres para posterior votação em plenário.

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