BrasilDestaquesPolicial

Agora: PF nas ruas em 5 estados contra doleiros

Compartilhar

Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta sexta-feira (9), a operação Amphis, que tem como alvos três doleiros do Recife que auxiliavam um grupo criminoso que abria contas com documentos falsos ou em nome de empresas-fantasma. Ao longo dos últimos dez anos, a organização criminosa movimentou mais de R$ 200 milhões, segundo os investigadores.

A operação teve início em 2014, com a investigação do grupo, e cumpre, nesta sexta, 13 mandados de busca e apreensão no Recife, em Jaboatão dos Guararapes, Goiânia, São Paulo, Fortaleza e Rio de Janeiro.

Segundo a PF, os integrantes praticam crimes como evasão de dívidas, lavagem de dinheiro, falsidade documental, manutenção de instituição financeira clandestina e descaminho.

O grupo, segundo a Polícia, atua no Recife, em outras capitais brasileiras e no estado da Flórida, nos Estados Unidos. Além dos doleiros, os alvos também são pessoas que se valeram dos serviços ilícitos promovidos pelos próprios doleiros.

Ao todo, 60 policiais federais participam do cumprimento dos mandados. O trabalho consiste em recolher documentos e arquivos digitais que devem ser analisados posteriormente pela PF. Se somadas, as penas dos crimes podem chegar a 29 anos de prisão.

O nome da operação, segundo a PF, vem do prefixo “amphi”, de origem grega, que significa “os dois lados”. Na biologia, o prefixo é usado para nomear espécies de animais e foi escolhido para nomear a operação porque cada um dos principais alvos tem pelo menos duas identidades.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *