Destaques

Vereador Professor Juari preside audiência pública sobre educação especial

Compartilhar

Em busca de oportunizar o encontro de órgãos e entidades com a sociedade e proporcionar espaço de fala para o segmento, o vereador Professor Juaripromoveu audiência pública da Comissão de Educação e Desporto da Câmara Municipal de Campo Grande, com temática intitulada “Políticas de Apoio na Educação Especial: Onde Estamos e Para Onde Devemos Avançar?”.

Neste encontro, Professor Juari, enquanto presidente da Comissão, garantiu que fosse possível traçar um panorama sobre a educação especial e inclusiva em nosso município. Foi um encontro repleto de contribuições, onde autoridades gestores, pesquisadores, professores, pais e mães que estiveram presentes puderam relatar suas experiências.

“Tivemos a iniciativa de propor essa audiência pública para oportunizar que os vários órgãos envolvidos pudessem apresentar onde nós estamos em relação à educação especial e para onde devemos avançar”, afirma Professor Juari.

Participaram da audiência pública, representando a Secretaria Municipal de Educação, Mary Meire Moura; representando o Conselho Estadual de Educação e a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, Adriana Buytendorp; da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, Augusto Sutana; da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Ronaldo Moisés; a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da OAB/MS, Raíssa Maldonado; o secretário da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da OAB/MS, Thiago Vaz; o advogado especialista em direitos das pessoas com deficiência, Marcelo Salomão; a presidente daAssociação de Pais e Responsáveis Organizados pelos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, Carolina Spinola; e os vereadores RonilçoGuerreiro, Professor Riverton, Edu Miranda, Valdir Gomes e Professor André Luís.

Cada autoridade participante da mesa teve oportunidade de expor seu ponto de vista sobre o cenário atual, de modo que essas contribuições possam subsidiar o Poder Legislativo, a Administração Pública Municipal e toda a sociedade com elementos úteis para implementar medidas efetivas para a política de educação especial em Campo Grande.

“Eu, como professor, sempre tive planejamento. E eu sempre trabalhei, no período da Superintendência das Regionais de Educação, com gerenciamento de risco. Quando você tem uma situação adversa pela frente, ainda mais uma pandemia, é fundamental ter planejamento. A criança não pode ficar sem atendimento”, ressalta o Vereador Juari.

O presidente da Comissão prevê que, a partir dos encaminhamentos pontuados ao longo da audiência da Comissão, seja construída uma agenda com o Executivo, de modo que se apresentem as demandas do segmento. Estão entre as futuras medidas: promover mais debates sobre o tema; a fiscalização do cumprimento das legislações vigentes; um encontro da Comissão de Educação e Desporto com o Executivo Municipal; requisitar da SEMED planejamento e estatísticas de atendimentos realizados; construir pontes entre a Educação do município e do estado, para juntos contribuírem com uma política efetiva; trazer para o diálogo os órgãos de controle e realizar visita técnica nas escolas pela Comissão de Educação, na presença do Ministério Público Estadual, da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul e da Ordem dos Advogados do Brasil

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *