Campo grandeDestaques

Vereador Professor Juari faz alerta à sociedade sobre aumento dos casos de dengue em Campo Grande

Compartilhar

Com objetivo de conscientizar a população de Campo Grande a respeito do
aumento dos casos de dengue, o Vereador Professor Juari iniciou um trabalho de
caminhada nos bairros da cidade, onde tem a oportunidade de conversar com os
moradores e distribuir material educativo sobre o tema.


“É importante ficar atento aos sintomas da dengue. Se uma pessoa apresenta dor abdominal intensa e contínua ou dor à palpação do abdômen, náuseas, vômitos persistentes, manchas avermelhadas no corpo, dor de cabeça ou nos olhos, sangramento de mucosas, queda de pressão ao levantar de uma posição deitada ou sentada, principalmente quando de maneira brusca, é possível que seja um caso de dengue. É fundamental procurar atendimento médico imediatamente para que seja realizado o diagnóstico correto”, declara o Vereador. Segundo dados do último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, que busca evidenciar um panorama da doença em um determinado período analisado, Campo Grande é o município com mais casos confirmados no estado. E os números de notificações continuam a subir.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, de 01 de janeiro a 10 de maio, foram notificados 4.210 casos de dengue e três óbitos provocados pela doença em Campo Grande. Somente no mês de abril foram 1.697 casos, o que representa quase 50% de aumento em relação ao mês período do ano passado, onde houve 828 notificações da doença. Os casos de Zika e Chikungunya se mantêm estáveis, com 6 e 42 registros, respectivamente, de 01 de janeiro a 10 de maio de 2022.
“Manter tampados tonéis, caixas e barris d’água; lavar tanques utilizados para armazenar água; não deixar água, galhos e folhas acumuladas nas calhas e lajes; encher pratos de vasos com areia até a borda; trocar água dos vasos; colocar o lixo em sacos plásticos em lixeiras fechadas; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; guardar pneus em locais cobertos; tampar ralos; vasos sanitários externos devem ser tampados; limpar sempre a bandeja do ar condicionado; lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água; assim como não deixar lixo acumulado no quintal.

Tratam-se de ações simples que podemos realizar em nossas casas e que são capazes de diminuir o risco de proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Vamos continuar conversando e levando informações importantes de esclarecimento para a população. Estamos juntos e apoiando sempre”, afirma Professor Juari.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *