BrasilDestaquesInternacionalPolítica

Que país é esse? Brasil pode eleger pela primeira vez um presidente ex-presidiário e ligado ao Narcotráfico Internacional

Compartilhar

Jornalista acusa partidos de esquerda de ligação com o narcotráfico

‘Políticos lulistas e personalidades do PT’ teriam auxiliado na fuga de traficante vinculado à ditadura venezuelana.

Partidos de esquerda da Europa e da América Latina foram financiados com dinheiro do narcotráfico, denunciou a jornalista espanhola Cristina Seguí. A conclusão veio depois de se debruçar sobre o caso envolvendo a prisão de Hugo Carvajal, na Espanha, ex-chefe de Inteligência da ditadura socialista da Venezuela. Detido no mês passado, o aliado de Nicolás Maduro estava foragido desde 2019, além de figurar na lista dos mais procurados pelos Estados Unidos por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Cristina Seguí acusa o Centro Nacional de Inteligência (CNI) da Espanha de acobertar o paradeiro de Carvajal. Segundo as investigações da jornalista, o órgão é controlado por partidos de esquerda que teriam recebido financiamento do narcotráfico latino-americano. O CNI está vinculado ao Ministério da Defesa daquele país. O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, faz parte do Partido Socialista Operário Espanhol.

De acordo com Cristina, a fuga de Cavajal contou com a ajuda de brasileiros. Entre eles, “políticos lulistas e personalidades do PT” que viabilizaram um jatinho particular e cirurgias plásticas para auxiliar o fugitivo. Ela afirma que regimes e partidos políticos de esquerda estão ligados ao crime organizado através do Foro de São Paulo, uma instituição fundada na década de 1990 pelo ditador cubano Fidel Castro e pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

“O Foro de São Paulo e todos que estão ao redor do Foro de São Paulo e que se opõem à ideia de liberdade e prosperidade das pessoas vivem da criminalidade, do tráfico de armas, do tráfico de drogas e do tráfico de humanos”, alertou, em entrevista exibida no sábado 9 pelo Jornal da Record.

Um Centro de Estudos Políticos e Sociais (Ceps) teria sido criado em Valência, na Espanha, para receber e repassar o dinheiro do tráfico oriundo de países comunistas. “Em teoria, o Ceps faturava trabalhos de investigação e de assessoria para esses regimes. Esse dinheiro também foi faturado por Dilma Rousseff e Lula”, disse Cristina.

Foro de São Paulo

Com 123 partidos distribuídos em 27 países, figuram entre os membros no site do Foro de São Paulo cinco legendas brasileiras: Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Popular Socialista (atual Cidadania), Partido Comunista Brasileiro (PCB), Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e o Partido Democrático Trabalhista (PDT).

O primeiro encontro do órgão ocorreu em julho de 1990, na cidade de São Paulo. Na ocasião, 48 partidos de esquerda latino-americanos se reuniram, respondendo a uma convocação feita pelo ditador Cubano Fidel Castro e pelo ex-presidente Lula.

Veja o vídeo:

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *