BrasilDestaques

Quantas doses da Coronavac o Brasil já tem. Quantas vão para cada estado. E como funcionam as vacinas

Compartilhar

Para começar este resumo de notícias. Após a Anvisa aprovar o uso emergencial da vacina de Oxford-AstraZeneca e da Coronavac, a vacinação começou nesta segunda-feira (18) nos estados, às 17h. Apenas o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), antecipou o início da aplicação de doses da Coronavac para domingo (17). Direto de Brasília, o correspondente Olavo Soares resume como foi o início da imunização pelo Brasil.

6 milhões de doses da Coronavac – importadas e produzidas no Brasil pelo Butantan – foram as primeiras a serem distribuídas para todas as regiões o país. Elas foram levadas a pontos estratégicos por aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e de companhias aéreas privadas. A repórter Camila Abrão revela aqui a quantidade de doses que o Brasil já tem e quantas seguem para cada estado, e explica que as vacinas serão distribuídas com base em taxa de risco.

Utilidade pública: além das doses da Coronavac e das vacinas por estado
Doses de Oxford. Além da Coronavac, nesta segunda (18), o presidente Jair Bolsonaro recebeu o embaixador indiano no Brasil, Suresh K. Reddy, após a Índia atrasar o envio de 2 milhões de doses da vacina de Oxford. Esse imunizante também será produzido pela Fiocruz (RJ), mas o governo tenta importar imunizantes já prontos para ampliar a vacinação. O Paraná, por exemplo, além das 300 mil doses da Coronavac que estão sendo enviadas ao estado, espera 100 mil imunizantes de Oxford. Confira no texto de Marcos Xavier Vicente.

Independente do imunizante, a recomendação é para duas doses. Mas o que seria o melhor neste momento: reservar duas aplicações por pessoa agora, ou vacinar mais pessoas e, depois, aplicar a dose de reforço? Em reportagem, Amanda Milléo explica por que vacinar mais pessoas limitaria a pandemia sem reduzir a eficácia. E além de saber quantas doses de Coronavac o Brasil tem, e quantas de Oxford estarão disponíveis, é importante conhecer como funcionam essas duas vacinas aprovadas pela Anvisa.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *