BrasilDestaquesInternacionalPolicial

Narcotráfico internacional: Polícia Federal deflagra megaoperação em cinco estados brasileiros e três países

Compartilhar

Uma megaoperação da Polícia Federal deflagrada na manhã desta terça-feira (15) em cinco estados brasileiros e três países investiga o tráfico de cocaína vindos da Bolívia e da Colômbia, que tem como destino a Europa. Ao todo foram expedidos 86 mandados. 

Os mandados foram expedidos pela 5º e 10º Vara Criminal do Rio de Janeiro, com o objetivo de desarticular a organização criminosa da lavagem de dinheiro com o tráfico internacional de drogas. Parte da cocaína que vai para a Europa sai da Bolívia na fronteira com Mato Grosso do Sul, em Corumbá.

Da Operação Turfe, os policiais cumprem 20 mandados de prisão e 30 de busca e apreensão no Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso. Também são cumpridos medidas de cooperação no Paraguai, Espanha e Emirados Árabes.

As investigações começaram a 18 meses, e descobriram a existência de um grupo responsável pela compra de drogas em países produtores – Bolívia e Colômbia – a internalização do entorpecente, a logística de transporte e armazenamento em território nacional e ainda a exportação dos produtos ilícitos ao mercado europeu. 

Durante a investigação foram apreendidas mais de oito toneladas de cocaína no Brasil e na Europa. O grupo criminoso já tinha arrecadado mais de R$ 11 milhões. 

None

Operação Brutium 

Já na operação Brutium, os policiais cumprem 19 mandados de prisão e 17 de busca e apreensão, expedidos pela 10ª Vara Federal Criminal, nos estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

A investigação teve início há 2 anos para combater o tráfico internacional de cocaína pelos integrantes de organização criminosa internacional que se aliaram às duas maiores facções brasileiras para enviar cocaína oriunda da Bolívia e Peru para diversos países na Europa.

A investigação, que contou com a colaboração das forças de segurança da França, Marrocos, Bélgica, Espanha, além da agência antidrogas americana, o DEA (Drug Enforcement Administration), revelou a ação de membros de um grupo criminoso atuante na América Central e Europa em território nacional, e resultou na apreensão de mais de 2 (duas) toneladas de cocaína no Brasil, na Europa e na África, e R$ 3,5 milhões de reais.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *