BrasilDestaquesPolítica

Fábio Faria diz que David Uip enviou à CPI receita de cloroquina

Compartilhar

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, parabenizou o médico infectologista David Uip, ex-coordenador do Centro de Contingência do governo de São Paulo contra a pandemia, nesta 6ª feira (14.mai.2021), por, segundo ele, enviar à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senado uma receita que comprova que o médico indicou e tomou a cloroquina.

A cloroquina é um remédio de uso controlado que tem efeito imunomodulador, ou seja, dá resposta imune contra determinados microorganismos. É usado contra a malária, artrite reumatoide e lúpus. A droga e a hidroxicloroquina, medicação derivada da cloroquina, já foram testadas contra o coronavírus em vários países, mas não houve estudo conclusivo para comprovar eficácia contra a covid-19.

Em uma publicação em seu perfil no Twitter, Fábio deu parabéns ao médico em alusão a uma fala do governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Em entrevista à imprensa para atualizar as informações sobre a pandemia no Estado de São Paulo, Doria responsabilizou David Uip pela sugestão do medicamento ao Ministério da Saúde, quando ainda era chefiado por Luiz Henrique Mandetta.

“Recuperando a cronologia dos fatos… Parabenizo o Dr. David Uip, que forneceu à CPI a receita que comprova que ele receitou e tomou a cloroquina, como fizeram vários outros médicos e o CFM. Bem que o Doria disse que o Dr. David foi quem primeiro recomendou cloroquina pro MS”, escreveu o ministro na legenda.

Ele colocou uma foto do médico ao lado de uma receita para cloroquina que circulou nas redes sociais com a assinatura do profissional. Em seguida, o ministro publicou um trecho da entrevista de Doria.

VAZAMENTO DA RECEITA

O gerente da farmácia que vazou a receita médica de David Uip foi condenado a pagar R$ 11.000 por crime de violação de sigilo profissional por ter feito a divulgação ilegal do documento. A decisão foi tomada pelo Juizado Especial Criminal do Fórum da Barra Funda, em São Paulo, em 11 de março.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *