DestaquesPolítica

Anvisa rejeita uso da CoronaVac em crianças e adolescentes

Compartilhar

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) rejeitou, nesta quarta-feira (18), o pedido feito pelo Instituto Butantan para aplicar a vacina CoronaVac em crianças e adolescentes de 3 a 17 anos.

Até o momento, a substância chinesa foi liberada apenas para uso emergencial de brasileiros com mais de 18 anos. No país, o único imunizante que pode ser usado em adolescentes, de 12 a 17 anos, é o da norte-americana Pfizer.

O pedido do Butantan foi feito com base em documentos de estudos feitos em crianças e adolescentes fora do Brasil. Aqui, os testes clínicos foram realizados somente em adultos, mas a Anvisa aceita dados internacionais, desde que atendam a todos os requisitos de segurança.

A diretora Meiruze Sousa Freitas alegou que os dados clínicos de segurança sobre o público-alvo foram considerados insuficientes pela área técnica do órgão.

“Além de não ser conhecida a proteção conferida pela vacina em população pediátrica, a duração da potencial proteção também não é conhecida”, declarou. Ela foi acompanhada pelos diretores Romilson Rodrigues Mota e Alex Machado Campos, formando maioria no colegiado.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *